Pesquisa personalizada
Dinheiro Rico: Será que a poupança é um bom investimento?
"Uma jornada de mil milhas começa sempre com um simples passo"

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Será que a poupança é um bom investimento?

Se te perguntarem, qual o investimento mais seguro? Você responderia quase sem pensar: Caderneta de Poupança! E essa é a recomendação da maioria dos consultores financeiros(poderia dizer até mesmo 100% deles) quando a pergunta é sobre o melhor investimento. Mas será que a poupança é um bom investimento? E se não for tão bom, porque muitos recomendam?

Pra ser bem sincero, eu particularmente não gosto! Uso a poupança somente quando preciso guardar um dinheiro no curto prazo, pra tentar salvar pelo menos da inflação. Mas nem sempre é possível como mostrarei. Por exemplo, pouco adiantará você investir seu dinheiro a 5% se a inflação for de 6%, não precisamos ter uma matemática avançada pra vermos que na verdade "perdemos" dinheiro.

Aconteceu exatamente isso pra quem investiu na caderneta de poupança de 2000 a 2009, a poupança ficou em 126,75% em quanto o IGP-M ( Índice Geral de Preços – Mercado), pouco mais de 127%. Se descontarmos a inflação teremos a poupança em -0,13%, segundo o portal InfoMoney.

Então podemos sim perder dinheiro na poupança, segundo o InfoMoney teve ano em que a poupança chegou a ficar ate mesmo em -12,90%, isso já é uma boa perda! Pra quem estava achando que existe investimento 100% seguro, esta enganado, nem mesmo a "boa e velha" caderneta de poupança está a salvo.

Sempre que leio algum consultor dando dicas sobre investimento acabo me deparando com a mesma frase: "aplique na caderneta". Eles fazem isso porque se recomendar a alguém que entre na bolsa de valores e essa pessoa perder dinheiro, vai ficar muito feio pro consultor. Então muitos preferem mascarar a perda com a inflação indicando a poupança, parecendo ser uma pessoa que dá ótimas dicas.

Se não estamos a salvo nem na poupança então onde podemos investir com uma certa segurança? Bem, é possivel sim investir e com certa segurança mas isso falaremos em um outro artigo :D

Um forte abraço e fique com Deus!

Leia tambem:
Investimentos: O pequeno se torna grande!
Não perca dinheiro, faça planejamento!
Poupar é preciso
Dinheiro Rico, Dinheiro Pobre?

Nenhum comentário:

Postar um comentário