Pesquisa personalizada
Dinheiro Rico: O Brasil é a bola da vez!
"Uma jornada de mil milhas começa sempre com um simples passo"

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O Brasil é a bola da vez!

Hoje assistindo a um programa na tv ouvi a frase que esta na moda: "o Brasil é a bola da vez!". Isso me da um pouco de medo, gosto muito do meu país e fico feliz por nossa economia estar "indo bem", mas otimismo demais nos negócios não é algo muito bom. Isso pode inflar uma bolha e ver o nosso dinheiro ir embora quando ela estourar. Não podemos esquecer que outros países, como Mexico e Agentina, já foram também a bola da vez, e hoje nem é lembrado mais. Mas o que define essa afirmação ser real?

Bom no caso do Mexico, no inicio dos anos 1990 ele era o queridinho do mundo dos investimentos, o mercado subia indicando o céu ser o limite. Parecia que o pais finalmente tinha compreendido o capitalismo e com seu enorme estoque de recursos naturais estava pronto para assumir seu lugar entre as economias mais fortes do mundo. Os jornais diziam que o Mexico finalmente se tornaria naçao de primeiro mundo. Mas com um repentina desvalorização da moeda, foi descoberto que os investidores de fora que financiaram o boom. O mercado de ações do Mexico despencou gerando resultados desastrosos. Se não fosse um pacote de ajuda que o governo de Bill Clinton ofereceu o Mexico teria falido. Acredito que os investidores devem ter pesadelos até hoje.
Outra bola da vez que infartou tirou o sono de muitos investidores foram as empresas pontocom, que dispararam mostrando ser os investimentos mais seguros. Quando os analistas observaram que as empresas não tinham consistência para manter os preços nas alturas acabaram falindo muitos investidores no final dos anos 1990.

Poderia ficar paginas descrevendo as varias "bola da vez" que se tornaram uma grande bolha e estouraram que já passaram pelos jornais nos últimos anos. Espero que o Brasil tenha uma forte base pra suportar toda essa expectativa, e que esse crescimento esteja vindo de dentro e não de fora. Pra não ter que ouvir:"O Brasil é a Bolha da vez!"

2 comentários:

  1. Olá Rodrigo, tudo bem? Sou eu, Christiano, do Clube do Dinheiro, passando aqui para dar-lhe os parabéns pelo artigo e desejando que continue firme e forte com o seu blog, pois o Brasil precisa mais é disso mesmo - de pessoas que saibam falar e discutir sobre dinheiro.

    Se todos nós soubéssemos falar e lidar com dinheiro, a realidade com certeza seria outra, não? Li seus dois artigos e torço para que continue sua jornada, aprendendo e ensinando tanto quanto puder.

    E seja bem vindo ao "Clube do Dinheiro"! :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Christiano, seja bem vindo e obrigado pela força!

    Com certeza a realidade seria melhor se no Brasil a maioria tivesse pelo menos um pouco de educação financeira. Mas chegaremos lá, e os blogs serão uma grande ajuda.

    Conto com sua opinião mais vezes :D

    ResponderExcluir