Pesquisa personalizada
Dinheiro Rico: Não perca dinheiro, faça planejamento!
"Uma jornada de mil milhas começa sempre com um simples passo"

domingo, 27 de dezembro de 2009

Não perca dinheiro, faça planejamento!

Todo mundo gosta de planejar, porque a primeira parte de um planejamento é sonhar, e quem é que não gosta de sonhar? O mesmo não podemos dizer sobre seguir o planejamento. Mas com ele podemos definir metas, traçar caminhos e colocar prazos, podemos dizer que o planejamento é como um mapa que vai nos orientar caso a gente se perca, ou fique em duvida. Mas não é um mapa escrito a caneta, o lápis e a borracha são os elementos principais para fazê-lo. Talvez seja por isso que algumas pessoas tem dificuldades em seguir ou dizem que planejar não leva a nada.

Nós somos humanos, e como eu já mencionei em outro post mudamos constantemente, então não seria muito esperto se chegássemos aos 50 anos com um planejamento feito aos 18, com certeza durante todo esse tempo muita coisa mudou. Um bom planejamento deve ser analisado constantemente para comparar e ver se ainda faz sentido. Acredito que uma frequência ideal seria de 3 em 3 meses. Se você planejou algo e está com dificuldades em seguir ou não está chegando ao objetivo, tente mudar o caminho ou o prazo estabelecido, somente em ultimo caso mude a meta. O segredo do sucesso é tentar e aprimorar!

Você pode planejar varias áreas da sua vida, a que irei escrever será o Planejamento Financeiro. Perder dinheiro pode ser evitado com um bom planejamento, planejar o que fazer com o dinheiro é um ótimo escudo nos momentos de euforia(leia-se: quando recebemos algum dinheiro). Se você ganhasse R$1000,00 hoje qual a primeira coisa que faria? Os espertos gastariam, afinal tem coisa melhor? Mas os educados financeiramente e os que tem visão do futuro seguiriam o seu planejamento. Quem planeja tem controle, quem tem controle domina, e quem domina o dinheiro consegue muito mais, planejando você não perderia os R$1000,00 em uma compra mas, o faria crescer, podendo gastar mais e ainda assim sobrar.

Defina porcentagens para o dinheiro que entra, crie algumas "Carteiras" e vá colocando essa porcentagem nelas. Para simplificar, aqui vai algumas:

Carteira das Despesas- Coloque aqui o aluguel, luz, telefone, prestação do carro e da casa, compras no mercado, etc. Mas lembre-se somente as despesas necessárias, vamos deixar os supérfluos para depois.

Carteira da Emergência- Defina uma porcentagem para ir guardando e quando vier alguma despesa inesperada você estará preparado e não ira precisar recorrer a empréstimos.

Carteira Dos Investimentos- Uma porcentagem para investir todo mês, é aqui que você fará o dinheiro trabalhar por você. A regra é tirar o dinheiro somente em extrema emergência.

Carteira da Diversão- Claro que ficar somente guardando dinheiro e nunca se divertir não é nada saudável. Sua cabeça pode ficar condicionada a somente pegar dinheiro para pagar as contas e você será conhecido como "mão de vaca". Não seria muito agradável. E pra ficar ainda mais divertido a regra aqui é gastar toda a porcentagem durante o mês, não deixando sobrar nada para o mês seguinte.

Vamos a um exemplo:
Carteira das Despesas-80%
Carteira da Emergência-5%
Carteira Dos Investimentos-10%
Carteira da Diversão-5%
Essa não é uma situação muito boa, afinal 80% em despesas é muito do seu rendimento mensal. O interessante é que se você estiver querendo aumentar o dinheiro que vai para as outras Carteiras, sem mudar as porcentagens, fará com que você pense em outras formas de ganhar dinheiro. E acredite, você encontrará!

Você pode criar outras Carteiras ou melhorar essas, adapte ao seu estilo. O importante é ser disciplinado e seguir o seu planejamento sempre!

Obrigado por ler, um forte abraço e que Deus te abençoe!

Rodrigo Schluchting

UpDate
Esqueci de colocar uma Carteira muito importante: a Carteira das Doações. Deve-se ser generoso e ajudar as pessoas, é uma forma de agradecer a Deus o que ele proporcionou a você. Você se sentirá muito bem ajudando alguém.
Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário